Encantar clientes com lucratividade
Como encantar clientes?
20 de agosto de 2019
porque treinar
Porque treinar?
9 de dezembro de 2019
Exibir tudo

Negociação: A arma

negociação a arma

A Negociação é intrínseca à vida humana. Desde que nascemos damos sinais de que precisamos de algo como leite, trocar as fraldas, etc. E  alguém interpreta esses sinais e executa tais pedidos. Negociar é a alma e a arma do sucesso, não se faz algo brilhante se você não souber negociar.

 A negociação não para

A negociação está presente nos diversos aspectos de nossa vida. Se você é um empreendedor deve exercitar ainda mais essa habilidade.

De acordo com David Berlew, especialista renomado no mundo das negociações: “Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo”.

Em resumo, negociar é a busca de solução de conflitos entre as partes.

A satisfação

Para que um acordo ocorra é necessário que as partes envolvidas estejam satisfeitas com o resultado. Ou pelo menos, menos insatisfeitas do que antes.

É válido lembrar que satisfação não é conseguir o que quer, mas sim o que pode.

As duas partes precisam sentir-se confortáveis com a solução encontrada. Por isso, o melhor resultado é aquele capaz de atender igualmente todas as partes envolvidas no processo.

 Os fundamentos da negociação

Existem alguns aspectos que são fundamentais para uma negociação bem feita. São eles:

  • Os propósitos
  • Os interesses
  • A oportunidade
  • A persuasão
  • A troca
  • A ética.

Você não vai ser bem sucedido em um processo de negociação se não tiver bem claro esses aspectos.

Você saber enxergar qual o propósito da negociação, quais os interesses de cada parte e se a negociação é apropriada para o momento.

Além disso, precisa estar munido de técnicas e argumentos que vão convencer as partes a fecharem a negociação sem restarem dúvidas.

É preciso entender também que a negociação é um processo de troca onde alguém oferece um resultado, um produto ou um serviço em troca de outro.

Porém, nada disso surtirá efeito positivo se as partes não atuarem com ética. É primordial que haja respeito entre as partes e que cada uma aja com responsabilidade e ética em todo o processo.

 Por isso

Saber observar esses aspectos, certamente vai aumentar suas chances de ser bem sucedido em suas negociações. Isso vai permitir que as suas vendas cresçam continuamente.

Esses 6 aspectos vão te permitir alcançar a satisfação dos clientes e torna-los fieis.

Quem não vai querer negociar com alguém que usa essas ferramentas?

 Conheça sua oferta

O conhecimento da oferta é um passo primordial para o sucesso em uma negociação. Você precisa saber tudo sobre o que vai oferecer para as outras partes. Quanto mais você souber, mais vai ter facilidade no processo.

 Planeje a negociação

Como já visto, a capacidade de persuasão é um dos fundamentos da negociação.

Por isso, planejamento é fundamental. Você precisa entrar em um processo de negociação sabendo o que fazer? O que deseja receber? Qual o seu limite? Que argumentos você vai utilizar?

Tudo isso só se consegue se houver um planejamento bem elaborado. Portanto, aprenda planejar e  construir negociações de sucesso.

 Conheça as outras partes

Para ser bem sucedido, você não precisa somente conhecer sobre seu produto e sobre você. Você precisa conhecer quem são as outras partes.

É preciso estar preparado e saber o perfil do negociador, suas principais características, as dificuldades que você poderá encontrar e principalmente quais as principais fraquezas.

Tenha claro o roteiro da negociação

Toda negociação é diferente por envolver pessoas e interesses diferentes. Por isso, tenha sempre um script bem elaborado do processo de negociação a ser percorrido.

Existem ações que podem ser padronizadas para qualquer tipo de negociação. Isso é muito útil para que mais pessoas possam entender bem os passos a serem seguidos. E também antecipar possíveis passos dos demais negociadores.

Ouça mais e fale menos

Existem pessoas que acreditam que um processo de negociação é vencido por quem fala mais. Ao contrário, quanto mais você ouve, mais você aprende. Ouça com atenção e só fale se tiver certeza do que está falando. Outro ponto importante é saber a hora certa de falar. Não seja como uma metralhadora que atira para todo lado e desperdiça munição.

Demonstrar interesse pelas outras partes e pelos problemas de cada um é essencial para que a negociação ocorra com sucesso. As pessoas é que precisam ser o foco das atenções. Quem não enxergar isso vai ficar para trás.

 Coloque-se no lugar do outro

Para entender as outras partes é obrigatório que você saiba se colocar no lugar delas. É preciso aprender a gostar de gente para que você seja o mais eficiente possível nessa tarefa.

Existem pessoas que querem todo o sucesso do mundo, mas detestam outras pessoas. Ora, você vai negociar com quem? Pessoas. Então é preciso gostar delas.

Mesmo que você venda produtos para animais, você vai precisar convencer pessoas a comprar esses produtos. Então ame as pessoas e aprenda a colocar-se no lugar delas para entender melhor seus desejos e necessidades.

Boa sorte em suas negociações.

Quer aprender mais?

Clique aqui e aprenda mais com e-books incríveis para te ajudar a:

  • Vender mais.
  • Ganhar mais dinheiro.
  • Ter sucesso.
  • Ser uma pessoa mais segura e poderosa.

Conheça também nossas palestras: Clique aqui.

Negociação

Ademir Rosa
Ademir Rosa
Palestrante, Professor Universitário, Treinador, Autor e principalmente GENTE. Especialista em Marketing e Mestre em Sustentabilidade Sócio Ambiental. Empreteco e possui as formações GOLD e TOP pelo Instituto Marcelo Ortega sendo habilitado a formar profissionais de Vendas com a metodologia SUCESSO EM VENDAS. Participante do Seminário Negócios de Palestras/2015 com Roberto Shinyashiki. Experiência de mais de 40 Anos em Vendas e Relacionamento com excelente habilidade de Liderança. Lidera hoje 1.700 pessoas como Secretário de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Frutal-MG, onde recebeu a medalha Tiradentes como Secretário Destaque entre os estados de Minas gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Homenageado por 11 anos pelos alunos do Curso de Administração da Universidade do Estado de Minas Gerais. Palestrante com ótimo conteúdo nos temas de Vendas, Liderança, Sucesso e Motivação para Mudanças. CONTRATE JÁ OU ADQUIRA NOSSO CONTEÚDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *