porque treinar
Porque treinar?
9 de dezembro de 2019
Exibir tudo

supermercado sem caixa? Será?

supermercado

Existem pessoas que têm verdadeiro terror de ir ao supermercado fazer compras. O motivo disso? Em quase 100% dos casos é a fila do caixa.

MAS E SE VOCÊ FOSSE AO SUPERMERCADO E NÃO PRECISASSE ENFRENTAR FILAS PARA PAGAR? SERIA MUITO BOM NÃO É?

Então, saiba que isso já é possível. Colocar as compras em uma sacola e simplesmente ir embora. Foi lançado recentemente O “Amazon Go” que funciona dessa maneira. Após ficar um ano em fase de testes, o supermercado quase sem funcionários da Amazon abriu recentemente as portas ao público.

Calma! Isso não é uma enganação ou ilusão. O Amazon Go é real e funciona de verdade. Não existe caixa. Você entra; pega o que precisa e depois sai de lá levando tudo nas sacolas. Pode fazer isso tranquilo que ninguém vai te convidar sutilmente para conhecer uma salinha escura no fundo da loja. Sabe porque?  Pelo simples motivo de que a cobrança será é automaticamente.

COMO ASSIM?

Você só precisa baixar um aplicativo,que funciona para Android e IOS que vai servir para identificá-lo. Quando você entrar na loja, basta passar o QR Code gerado pelo app em um dos leitores que ficam logo na entrada. Após isso, tudo o que você comprar será cobrado em sua conta da Amazon.

O QUE A AMAZON EXPLICA SOBRE O SUPERMERCADO SEM CAIXA?

A Empresa explica que é possível identificar os produtos comprados graças a um sistema que combina câmeras espalhadas pelo teto da loja com algoritmos de visão computacional e aprendizagem de máquina. Por exemplo: Se você se arrepender de algum item e quiser devolvê-lo, basta colocá-lo de volta à prateleira que o sistema identifica a devolução e o tira da lista de compras.

MAS, E SE HOUVER UM GOLPE NO SUPERMERCADO?

Se algum espertinho tentar burlar o sistema de câmeras? De maneira compreensiva, a Amazon não dá detalhes sobre como a tecnologia funciona, mas o destaque é que o sistema continua funcionando mesmo se várias câmeras estiverem inoperantes.

Não tem reconhecimento facial. Entretanto,  a loja inteira é monitorada. O sistema consegue acompanhar todos os passos do cliente e usa vários parâmetros para identificá-lo. Assim, as chances do sistema confundir pessoas fisicamente parecidas ou com roupas semelhantes são baixíssimas.

Sensores de peso vão garantir que um usuário não tire dois produtos da prateleira de uma vez só na expectativa do sistema identificar apenas um. No fim das contas, pode até ser possível sair de lá sem pagar por algum produto, mas dá tanto trabalho que as ocorrências provavelmente serão incomuns.

De qualquer jeito, a Amazon destaca que a maioria das pessoas não rouba e que o Amazon Go foi feito para facilitar suas vidas. Um dos objetivos, além de acabar com as filas, é permitir que o usuário desfrute de mais privacidade ao não ter mostrar a um humano o que está sendo comprado. Obviamente, esse aspecto é subjetivo: a Amazon vai ter essa informação e, com o tempo, poderá até traçar o perfil de consumo da pessoa.

E OS FUNCIONÁRIOS?

A ausência de caixas no supermercado pode provocar uma discussão sobre a diminuição de empregos, mas há funcionários no Amazon Go. É claro que em número menor que os supermercados convencionais. Esses funcionários preparam os sanduíches que são vendidos na loja, fazem a reposição dos estoques, verificam a identidade dos usuários que compram bebida alcoólica (os Estados Unidos são bastante rigorosos com isso) e auxiliam clientes.

DOIS ALERTAS

Existem vários aspectos que podem ser observados com essa inovação. Entretanto que deixar apenas dois alertas para nós brasileiros: O primeiro é que nós precisamos entender o funcionamento e nos prepararmos para essa nova realidade. Em breve o Brasil terá supermercados funcionando dessa maneira e creio que o sistema poderá ser expandido para outros tipos de lojas.

O segundo é que os profissionais que atuam como caixas de supermercados precisam se mexer e se capacitar para exercerem outras funções ou mesmo buscarem outras oportunidades no mercado de trabalho. Quem não se mexer rapidamente vai sofrer consequências ruins devido à inércia e falta de reação. A capacitação é primordial para que as pessoas cresçam. Nesse caso mais ainda. É uma questão de sobrevivência.

Quer aprender mais?

Clique aqui e aprenda mais com e-books incríveis para te ajudar a:

  • Vender mais.
  • Ganhar mais dinheiro.
  • Ter sucesso.
  • Ser uma pessoa mais segura e poderosa.

Conheça também nossas palestras: Clique aqui.

supermercado

Ademir Rosa
Ademir Rosa
Palestrante, Professor Universitário, Treinador, Autor e principalmente GENTE. Especialista em Marketing e Mestre em Sustentabilidade Sócio Ambiental. Empreteco e possui as formações GOLD e TOP pelo Instituto Marcelo Ortega sendo habilitado a formar profissionais de Vendas com a metodologia SUCESSO EM VENDAS. Participante do Seminário Negócios de Palestras/2015 com Roberto Shinyashiki. Experiência de mais de 40 Anos em Vendas e Relacionamento com excelente habilidade de Liderança. Lidera hoje 1.700 pessoas como Secretário de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Frutal-MG, onde recebeu a medalha Tiradentes como Secretário Destaque entre os estados de Minas gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Homenageado por 11 anos pelos alunos do Curso de Administração da Universidade do Estado de Minas Gerais. Palestrante com ótimo conteúdo nos temas de Vendas, Liderança, Sucesso e Motivação para Mudanças. CONTRATE JÁ OU ADQUIRA NOSSO CONTEÚDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *